Conheça a sala de bate papo que esta revolucionando o mundo virtual

Club Cooee

BATE PAPO RESGATE E VIDA

pratas e folheados

domingo, 3 de junho de 2012

*PARTE 2- CRISE CONJUGAL- DISFUNÇÃO SEXUAL*


*PARTE 2- CRISE CONJUGAL- DISFUNÇÃO SEXUAL*

*PARTE 2- CRISE CONJUGAL- DISFUNÇÃO SEXUAL*
MINHA ESPOSA JÁ NÃO QUER MAIS TRANSAR COMIGO? POR QUE SERÁ?
“O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido.
A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa.
Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência.”
1 CORINTIOS 7:3-5
BEM VINDO À 2º PARTE DO ESTUDO; MINHA ESPOSA JÁ NÃO QUER MAIS TRANSAR COMIGO? POR QUE SERÁ?”.
**PARA LER 1º PARTE DESTE ESTUDO CLIQUE: PARTE 1- PROBLEMAS CONJUGAIS.

NESTE ESTUDO (2º PARTE) ESTAREMOS TRATANDO DOS PROBLEMAS FISIOLÓGICOS FEMININOS QUE IMPEDEM OU INIBEM O DESEJO SEXUAL, DIFICULTANDO A VIDA ÍNTIMA COM SEUS CONJUGES (ESPOSOS E PARCEIROS).
Atenção!!! – O tema abaixo não e uma pregação. É um ESTUDO BIBLICO-TERAPEUTICO SOBRE SEXUALIDADE CRISTÃ. Se te ofende o tema sobre sexo te aconselho a não ler.
O sexo foi criado por Deus e não pelo diabo. O sexo não foi planejado somente para a procriação como muitos – erroneamente – ensinam por ai, mas sim para a realização emocional, física e espiritual do ser humano. Obviamente estamos falando do plano de Deus para o sexo dentro do matrimônio.
Primeira de Coríntios 7:3-5 é uma expressão aberta sobre a vontade de Deus para a vida sexual de um casal: VEJA O QUE A BIBLIA NOS DIZ ABERTAMENTE SOBRE O SEXO NO VERSICULO 5:
 NÃO VOS RECUSEIS UM AO OUTRO…” SE REFERINDO AO SEXO; em outras palavras: “NÃO SE PRIVEM DE FAZEREM SEXO, NÃO DEIXEM DE TEREM RELAÇÕES SEXUAIS…E mesmo se deixarem que seja por pouco tempo em comum acordo… E voltem logo a coabitarem… A terem relações (sexo)…”.
1 CO. 7:3-5

Sexo é bom e foi ordenado por Deus para o bem estar do homem e mulher. O ser humano necessita de sexo, e aqui nessa passagem o vemos como uma orientação de Deus para que o homem o faça e não com restrições 1 vez ao mês como muitos por ai, mas quantas vezes forem necessárias para a satisfação de ambos. Contudo as ignorâncias bíblicas e espirituais juntamente com a hipocrisia e falsa moralidade de alguns que se dizem “santos” acaba ignorando esse principio fundamental da vida de um casal.
No casamento sexo é para ser feito e sem economia, é isso que o apóstolo Paulo por meio do Espírito Santo nos transmite em 1 Co. 7:3-5. Qualquer teólogo que falar diferente é porque ele estará desviando-se do contexto real. O sexo não é pecado, não é sujo, nem deve ser culposo ou limitado de formas, vezes ou posições dentro do casamento. Isso não é bíblico. Contudo se você não tiver conhecimento poderá facilmente ser manipulado por “homens de Deus” que tiram um versículo fora do contexto bíblico para justificarem o que pensam ser correto de acordo com suas consciências culpadas de um passado e não de acordo com a bíblia.
PORQUE O SEXO É CAPAZ DE SATISFAZER O HOMEM EM CORPO (físico), ALMA (emocional), e ESPIRITUALMENTE?
O ato sexual produz uma verdadeira revolução em nosso organismo:
O desejo libera hormônios sexuais (estrogênios na mulher e testosterona no homem) e adrenalina. A circulação sanguínea aumenta e a região genital se preenche de sangue e se dilata (na mulher a vagina incha e no homem seu membro fica ereto). Quando a excitação vai crescendo a endorfina (responsável da sensação de prazer) entra em ação, alcançando o nível máximo no orgasmo. Na mulher durante o clímax também é liberado a ocitocina, responsável da contração do útero. Neste momento de máximo auge as células nervosas do cérebro descarregam seu conteúdo elétrico provocando, no momento que passe, o relaxamento físico total.
Impressionante, não? Pois este ir e vir de hormônios e de fluxo sangüíneo faz que o corpo reaja positivamente a tudo. (Para mais detalhe em que o sexo proporciona ao corpo e mente solicite por email). A ENDORFINA LIBERADA NO MOMENTO DO ATO SEXUAL DIZ AO TEU CORPO QUE TUDO ESTA BEM CONTIGO. Se seu corpo fica bem, sua alma (emoções, intelecto, vontades) ficarão bem também, e se o corpo e alma estão bem o seu espírito naturalmente estará em paz e harmonioso. POR ISSO SEXO FOI PLANEJADO POR DEUS PARA O HOMEM, PARA HARMONIA E BEM ESTAR EM TODAS AS AREAS DE SUA VIDA. UM CASAMENTO SEM SEXO NÃO SOBREVIVE, POIS ESTARIA FORA DO QUE DEUS ORDENOU EM SUA PALAVRA.
DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININA – PROBLEMAS ORGÂNICOS (FISIOLÓGICOS)
Cinco (5) em cada 10 mulheres tem algum tipo de disfunção sexual. Esta foi uma das conclusões de um trabalho que reuniu mais de 10 anos de pesquisas sobre o assunto. O número é realmente impressionante e reflete a dificuldade que muitas mulheres têm em lidar com a sua sexualidade e o seu prazer.
Infelizmente somente apenas 1 em cada 10 mulheres que sofrem de disfunções sexuais reconhece ou sabe que possui uma disfunção. Tristemente, a cada dia se torna mais comum o número de casais que chegam ao divórcio devido aos problemas de incompatibilidade sexual oriunda das disfunções. Na maioria das vezes um dos parceiros sofre de uma disfunção sexual e não percebe essa deficiência por achar que é algo comum.
Tal índice é ainda maior entre os evangélicos que por ignorância e temor vivem sexualmente frustrados por não buscarem ajuda e esclarecimentos. É um absurdo em pleno o século XXI o sexo ainda ser tratado como pecado entre os evangélicos casados “. Os casais (casados legalmente) que deixam de fazer sexo ou o enchem de proibições em tudo, ou aqueles que vivem uma vida sexual de culpa e frustração é porque ignoram diretamente o que Deus nos ordenou em 1 Coríntios 7:3-5. APRENDA ISTO – Sexo é para ser praticado e desfrutado meus amados e é para ser feito constantemente para não abrir espaços ao adultério devido a incontinência (desejos sexuais) dos homens e mulheres.
Grande é o número das mulheres que perderam e que ainda perdem o desejo sexual enquanto acham que é algo natural ou corrente de uma vida de stress, filhos e família. Embora algumas das causas possam ser derivadas de problemas psicoemocionais, outra grande quantidade esta relacionada aos problemas fisiológicos, conhecidos também como disfunções sexuais orgânicas.
MINHA ESPOSA JÁ NÃO QUER MAIS TRANSAR COMIGO? POR QUE SERÁ?
Bom além dos problemas emocionais que falamos na parte 1 deste estudo que poderia estar causando isto, agora você poderá identificar os fatores fisiológicos mais comuns que levam as mulheres a perderem o desejo sexual.
O importante é você saber que ninguém, nem homem nem mulher, perde o desejo sexual simplesmente por perder. É impossível alguém desligar o motorzinho sexual (hormônios) que nos impulsiona a sentir os desejos sexuais. Sendo assim se o seu conjugue diz não sentir mais vontade de fazer sexo é porque ela (e) está sofrendo de uma disfunção sexual (emocional ou fisiológica), e pior, raramente buscam tratamento por pensarem que isso é normal.
As disfunções sexuais femininas podem diminuir o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo em relação aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só da pessoa, como também do seu parceiro.
A busca de um terapeuta sexual, ginecologista e especialistas do ramo são essenciais para a solução de tais problemas. A Lógica, oração, e a sabedoria bíblica sempre vêm com preeminência na vida do cristão, contudo Deus também proveu sabedoria aos médicos para ajudarem àqueles que não são capazes de receberem a cura simplesmente pela fé.
*Algumas informações abaixo foram retiradas do site “ ABCDASAUDE.COM.BR”
TIPOS DE DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININA – CAUSADAS POR PROBLEMAS ORGÂNICOS/FISIOLÓGICOS.
** DESEJO SEXUAL INIBIDO OU DESEJO SEXUAL HIPOATIVO
Também conhecido como Desejo Sexual Hipoativo (DSH), essa disfunção sexual é bastante freqüente nos lares em geral como nos consultórios médicos. Caracteriza-se por uma diminuição ou ausência completa de fantasias eróticas e de desejo de ter atividade sexual.
A pessoa que sofre deste mal geralmente tem dificuldades no envolvimento com parceiros, pois estes se queixam de falta de intimidade ou reciprocidade.
A freqüência sexual fica muito diminuída, salvo situações nas quais a pessoa consegue fingir prazer mesmo quando desmotivada. Em algum momento, cedo ou tarde, o parceiro se dá conta, trazendo à tona conflitos conjugais.
Por que o desejo diminui?
Vários fatores podem determinar o DSH. Sempre devemos observar se há alguma causa orgânica determinando a baixa do desejo, como, por exemplo, os desequilíbrios hormonais, nódulos dolorosos ou infecções nos genitais ou o uso de algumas medicações que tenham como efeito colateral a diminuição do apetite sexual. NESSE CASO VOCÊ DEVERÁ BUSCAR UM GINECOLOGISTA PARA QUE EXAMES PRÓPRIOS SEJAM REALIZADOS E ENCAMINHAMENTO PARA ESPECIALISTAS SEJAM FEITOS SE FOR NECESSÁRIO.
Doenças psiquiátricas, como a depressão, podem também suprimir a motivação por sexo.
As causas psicológicas mais profundas são:
  • Situações traumáticas de abuso sexual.
  • Comportamento sedutor por parte dos pais.
  • Dificuldade em unir amor com sexo na mesma pessoa (esposa X prostituta)
  • Raivas entre o casal.
  • Competição temida com o pai ou mãe, entre outros.
E tem solução?
O Desejo Sexual Hipoativo (DSH) é uma das disfunções mais difíceis de se tratar, pois comumente acomete o indivíduo por longos anos, dado que as pessoas resistem muito em procurar ajuda muitos casamentos seculares e cristãos entram diariamente em crise, adultérios e frustrações. Em outros casos, é o parceiro que induz ou convence seu par a marcar consulta com o terapeuta sexual.
Quanto a solução, uma avaliação é feita para descartar ou diagnosticar causas orgânicas. Caso esteja presente um problema fisiológico (saúde), deve-se orientar o paciente para um especialista de acordo com o problema específico.
Descartando-se as causas orgânicas, inicia-se algum tipo de tratamento psicoterápico. TAIS TRATAMENTOS SÃO OFERECIDOS GERALMENTE POR PROFISSIONAIS MÉDICOS E MUNDO SECULAR; ALGUNS TRATAMENTO PODEM FUGIR AO COSTUME CRISTÃO QUE SO A ORAÇÃO RESOLVE E SE TORNAR UM POUCO INCÔMODO PARA ALGUNS QUE SE SENTEM AVERGONHADOS EM BUSCAR AJUDA. MAS MEU DEVER É TE FALAR DAS OPÇÕES MÉDICAS E TERAPÊUTICAS DISPONIVEIS. VALENDO LEMBRAR AOS AMADOS QUE DEUS É O QUE CAPACITA AO HOMEM COM A CIÊNCIA EM TODAS AS AREAS PARA AJUDAR AOS QUE NECESSITAM, SEJA COM UMA DOR DE CABEÇA OU SEJA NA AREA SEXUAL.
Tipos de tratamento psicoterápico
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Baseia-se na teoria de comportamentos aprendidos. Em outras palavras, a pessoa que aprendeu a desligar seu desejo, reaprende a ligá-lo através de orientação especializada e de tarefas sexuais evolutivas. Dois pesquisadores americanos (Masters e Johnson) estimulavam seus pacientes a redescobrir o namoro. Propunham tarefas sexuais que deveriam ser realizadas na intimidade do casal. Eram chamadas de Focos Sensoriais. Variavam desde carícias feitas no corpo um do outro, sem tocar nos genitais, à masturbação conjunta ou coito propriamente dito (transa). Essa modalidade de terapia tem um sucesso limitado nos casos de DSH, pois atinge apenas níveis superficiais dos conflitos emocionais ou conjugais.
Nova Terapia Sexual
Esse tipo de tratamento é uma combinação de tarefas sexuais com interpretações focais dos fatores de desligamento sexual. O Psiquiatra Sexual prescreve as tarefas a serem realizadas pelo casal, e qualquer dificuldade em executá-las é discutida posteriormente em sessão psicoterápica. Tenta-se averiguar os conflitos emocionais que estão escondidos sob os comportamentos de represália que o paciente faz ao tratamento. Por exemplo, fazer uma refeição pesada antes do encontro sexual para evitar a intimidade na mesma noite. Essa técnica terapêutica é bem sucedida em casos onde há conflitos emocionais leves a moderados.
Psicoterapia de Orientação Analítica
Indicada para casos em que há conflitos emocionais mais graves, como abuso sexual na infância, por exemplo. Consiste em sessões psicoterápicas nas quais o paciente é convidado a falar tudo que lhe vem à mente. O Terapeuta Sexual, através de interpretação, confrontação e clareamento, vai ajudar o paciente a compreender a ligação entre seus problemas mais profundos com a inibição sexual. Ao fazer a conexão, espera-se o alívio do sintoma sexual.
**FRIGIDEZ
A frigidez caracteriza-se pela falta de desejo e de qualquer resposta sexual. Essa terminologia tem sido empregada para definir mulheres que não demonstram nenhum interesse em sexo ou que ficam completamente “geladas” ao toque erótico.
Possíveis causas:
Devemos levar em consideração uma série de fatores que podem interferir na libido (impulso sexual) feminina. Pensemos em três grandes categorias: a orgânica (problemas físicos/saúde); a emocional; e a cultural ou social.
Geralmente, a frigidez resulta da combinação dessas influências, sendo que a categoria social apresenta um peso significativo.
Fatores orgânicos:
  • Doenças que acometem de forma direta os genitais, como uma infecção (vulvovaginite), ou indiretamente, como o hiper-prolactinoma, responsável pelo aumento do hormônio prolactina que inibe completamente a motivação sexual.
  • Transtornos psiquiátricos crônicos que geram uma diminuição ou até ausência de desejo sexual, como a depressão.
  • Uso de algumas medicações como anti-hipertensivos ou antidepressivos que têm como efeito colateral a diminuição de libido.
Fatores emocionais:

  • Situações traumáticas ao longo da vida, como abuso sexual, estupro ou violência sexual.
  • Repressões sexuais antigas, culpas e ansiedades vinculadas à não permissão ao sexo.
  • Conflitos conjugais importantes, com cobranças acompanhadas de agressões, falta de respeito e falta de intimidade.
  • Relacionamento infantilizado entre cônjuges, em que os parceiros estão representando muito mais os papéis de pais um do outro, do que de parceiros sexuais.
  • Falta de comunicação e intimidade no casal.
  • Falta de atração e de afeição pelo parceiro escolhido como companheiro.
  • Aversão sexual – fobia, medo de sexo com parceiros, com sentimentos de repulsa, ansiedade e medo.
Fatores culturais ou sociais
  • Falta de educação e orientação sexual (CARENTE ENTRE EVANGÉLICOS).
  • Medo de gravidez indesejada associada à insegurança de contracepção.
  • Dificuldades práticas e persistentes do dia-a-dia, como falta de tempo necessário para dedicação à vida sexual, falta de ambiente propício à intimidade.
  • Estímulo sexual inadequado.
  • Repressões sociais à sexualidade da mulher, principalmente em culturas cujas religiões cristãs e mulçumanas têm marcada influência.
Há alguns anos atrás (e ainda hoje em determinadas culturas), dizia-se que a mulher era fria por natureza, que sua sexualidade estava voltada única e exclusivamente para a maternidade. Nesse contexto, usava-se a sexualidade feminina para servir a masculina. Como conseqüência, a mulher era pouco ou nada estimulada. Essa situação ocorrendo de forma persistente, com sentimentos de obrigação em relação ao sexo, acabou por inibir qualquer resposta erótica, assim tornando-se uma das tantas tarefas que deveriam ser desempenhadas pela mulher.
Desligada de sentimentos sexuais positivas, e até mesmo punida ou reprimida ao demonstrar prazer, a mulher assumiu a maternidade e o cuidado familiar, abdicando de uma plena realização sexual. (FONTE: ABC DA SAUDE).
Inabilidade de conseguir orgasmo (ANORGASMIA)
Isto é a inabilidade de alcançar o clímax sexual ou um grande atraso em alcançá-lo. As causas para a inibição sexual do orgasmo são a falta de experiência ou do conhecimento sobre o ato, ou fatores psicológicos como culpa e ansiedade. Um trauma a nível sexual ou psicológico também pode contribuir para isso.
Ato sexual doloroso (dispareunia/ VAGINISMO)
Muitas mulheres sofrem de dor durante o ato sexual por várias condições incluindo a endometrioses, a massa pélvica, cisto no ovário, vaginite, falta de lubrificação, cicatriz de cirurgia e doenças sexualmente transmitidas. Algumas mulheres que temem que a penetração possa ser dolorosa podem também sofrer de um espasmo doloroso e involuntário dos músculos que rodeiam a entrada vaginal – isso é conhecido como o vaginismo.
Disfunção Sexual devido a uma Condição Médica
Quando há um problema orgânico que gera problemas sexuais, como ,por exemplo, a diminuição de desejo sexual devido a Diabete Melito.
Disfunção Sexual Induzida por Substâncias.
Quando há um problema sexual pelo uso de algumas substâncias. Por exemplo, diminuição do desejo sexual por abuso de substâncias químicas, álcool, e drogas em geral.
CONCLUSÃO
A disfunção sexual feminina pode ser diagnosticada e tratada?
Sim, é possível diagnosticar e tratar a disfunção sexual feminina seja qual for a causa. Geralmente envolve um exame e uma avaliação completa de todos os sintomas. Os testes, tais como uma examinação pélvica, assim como outros testes de diagnóstico podem também ajudar com o diagnóstico.
Outros fatores tais como o medo, a ansiedade, após o trauma/abuso sexual, os problemas do relacionamento, o abuso de substância, podem ser determinados através de uma avaliação psicológica para ter uma idéia sobre a atitude da pessoa em relação ao sexo e determinar, desse modo, os fatores subjacentes que causam o problema.
Há um número de tratamentos disponíveis para a disfunção sexual feminina. Estes envolvem corrigir e tratar os problemas físicos ou psicológicos subjacentes ao problema. Outros métodos incluem a educação, o conselho, a estimulação e técnicas de distração. Um dos melhores métodos para tratar a disfunção sexual feminina é a terapia hormonal.
Para as disfunções onde o problema estiver relacionado com traumas e psicoemocionais a terapia cristã e aconselhamentos de pessoas CAPACITADAS EM ALGUMAS IGREJAS poderão evitar a busca de psiquiatras seculares. !Aconselho a buscarem médicos e terapeutas cristãs sempre!
O que me levou a publicar este estudo bíblico-terapico é o fato de que muitas mulheres e casais de Deus estão vivendo em derrota dentro de seus próprios lares. De que ainda edificar a casa alheia enquanto a tua própria se desmorona? Sem sexo saudável não há casamento.
Sendo assim com a parte 2 desse estudo você terá a opção de se tratar caso haja um problema de disfunção sexual em teu matrimônio. Nos estudos vindouros estaremos falando das disfunções sexuais masculinas.
Saiba que sobre toda terapia e tratamento o que ainda prevalece é a oração, a palavra de Deus e a sua fé. A fé poderá ser exercida dentro de um quarto como também no consultório medico crendo que Deus utiliza os meios ali dispostos para te curar… Seja onde for Deus deseja a cura total e que sua vida seja plena, principalmente a sexual como a palavra de Deus nos diz em 1 Coríntios 7:3-5. Que Deus continue abençoando a vocês.
Paz do Senhor
PR. Wanderson da Silva – Assembléia de Deus e Ministério Int’l Galeria de la Fe.
SE DESEJAR UM ACONSELHAMENTO PRIVADO E PERSONALIZADO ENTRE EM CONTATO POR EMAIL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário