Conheça a sala de bate papo que esta revolucionando o mundo virtual

Club Cooee

BATE PAPO RESGATE E VIDA

pratas e folheados

domingo, 3 de junho de 2012

Lar Cristão: Marido e Mulher


Lar Cristão: Marido e Mulher


“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.  Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;  porque somos membros do seu corpo.  Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.  Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.  Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido”. Efésios 5: 22-33

Neste texto podemos ver com certeza uma grande responsabilidade de ambas as partes dentro de um casamento. Todo casamento certamente tem seus altos e baixos. Sabemos que esta convivência precisa ser pautada na Palavra de Deus. Na literatura de épocas atrás era comum enumerar os deveres mútuos entre os membros de uma casa ou família, a qual incluía também os escravos. Nas passagens do NT a Referencia que se faz a Cristo e a igreja modifica profundamente tais deveres. Estes giram em torno de grupos específicos. E também mostra um relacionamento recíproco. Os grupos mais frágeis. (Mulher, filhos e escravos) e também os mais estabilizados ou mais fortes (Marido, pais e senhores). Estes superiores foram incumbidos de mostrar solidariedade com os mais frágeis. Podemos ver a Bíblia mostrando este conceitos em Efésios aos cônjuges, em Colossenses aos servos e senhores e em 1Pedro uma atenção especial e voltada aos servos(escravos) e seus senhores.Mais uma coisa sempre anunciamos. Todo relacionamento e forte quando esta estabelecida pelo amor e pela extensividade do perdão mútuo.

A Mulher (esposa):
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.” Ef. 5:22

Em toda esta seção é mostrada a sujeição que certamente esta baseada em amor. Não é uma submissão que esta embasada em medo do esposo. Mais deve ser uma sujeição voluntária. Que surge dentro do respeito e reconhecimento de autoridade delegada por Deus ao esposo. Pois aqui vemos Cristo e a igreja como modelo correto de relacionamento para nós hoje. A mulher que foge deste principio para tentar de certa forma ser independente ou contenciosa com seu esposo certamente começará a afundar seu casamento em um lamaçal. A mulher deve ser submissa e chegar ao ponto de basear esta submissão no amor recíproco. Esta idéia vem a ser ampliada nos VS 25 ao 33. Nestes versículos vemos a relação de Cristo e Igreja como base. Uma coisa é certa onde não há esta submissão dificilmente haverá a paz entre os cônjuges, pois a submissão é algo determinado por Deus. E não podemos tentar diferente por que este ou aquele disse que vai ser assim. Está escrito. E só seremos abençoados se obedecermos. Portanto mulheres sejam submissas aos vossos maridos.

O homem (esposo):  “Maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Ef. 5.25

Que as irmãs não me interpretem mal. Mais creio eu, que uma responsabilidade maior esta atribuída aos esposos. Amar como Cristo amou e ama a  Igreja. Uma tarefa muito bonita e de muita responsabilidade. Sabemos do amor de Cristo pela Igreja. As Escrituras nos dizem isto. Ele se entregou por sua Igreja. Deu-se primeiro para depois tê-la. Quantos maridos estão se matando por sua igreja e ministério e pouco ligando para sua esposa. Quantos estão tão preocupados com seu trabalho que não lembra mais de seu aniversário de casamento, de sua esposa, de seu noivado etc. A preocupação é tanta que nem nota mais o que a esposa precisa. Não faz mais elogios a ela. Não a trata como Cristo trata a Igreja. A Bíblia diz que o Senhor nos guarda como a menina dos olhos dEle.A imagem da igreja como a esposa para seus maridos nos leva a temer diante de tal citação. Certamente muitos casamentos estão destruídos por que falta este compromisso do marido com sua esposa. Muitos depois do casamento entram na rotina. Mulher na cozinha, marido no trabalho, filhos na escola etc. O casamento acaba depois do primeiro ano. Pois os maridos querem uma empregada e não uma esposa. Por que se você quer uma esposa vai ter que pagar o preço para ter tal. Como vimos às mulheres é a parte mais frágil e quebra facilmente. Pois o casamento é uma bola de vidro e as demais são de borracha. O trabalho você arruma outro, um carro novo, filhos idem você pode ter mais de um. Mais esposa você só pode ter uma. E a Bíblia diz que a esposa certa vem do Senhor (Pv.19:14). Se esta bola de vidro cair, se quebrará e mesmo que você junte os cacos não será mais a mesma. Por isso marido tome muito cuidado com sua esposa. Ela é enviada por Deus para ser sua carne e não apenas uma mulher. Paulo diz: (Ef. 5. 29)  “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;  porque somos membros do seu corpo”.

A imagem da esposa como corpo de Cristo citado nos VS 29-30 vem apoiado pelo versículo 31 do mesmo capitulo 5 de Efésios.

Por isso meu amado que o Senhor Jesus nos faça ver os conceitos e princípios aos quais estamos estabelecendo nosso casamento.

Em nossa próxima mensagem falaremos sobre os filhos.

Fique na paz e que o Senhor Jesus abençoe seu casamento.


Pr. Adelcio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário